Hoje na história

12.set.1953

John Kennedy casa com Jacqueline Bouvier

Em um dia como esse, no ano de 1953, o então senador John F. Kennedy, o futuro presidente dos Estados Unidos, casava com Jacqueline Bouvier, em Newport, Rhode Island. Sete anos depois, o casal iria se tornar o mais jovem presidente e a mais jovem primeira-dama da história americana.
 
Jacqueline Bouvier Kennedy nasceu em uma família abastada de Nova York, em 1929, e se transformou em uma exímia amazona e uma leitora voraz. Em 1951, após se formar na Universidade George Washington, Jackie, como era chamada, passou um tempo na Europa. Naquele mesmo ano, ela retornou aos EUA para seu primeiro emprego no jornal Washington Times-Herald. Seu trabalho consistia em interrogar pessoas sobre temas polêmicos e escrever uma coluna.
 
Pouco depois, ela conheceu um jovem senador de Massachusetts, um cobiçado solteiro e "bonitão", chamado John Kennedy, em um jantar em Georgetown. Eles namoraram ao longo dos próximos dois anos, período em que Jackie refletiu a ideia de que ela poderia realmente se casar com um homem que era alérgico a cavalos, algo que ela nunca pensou que iria considerar. Em 1953, os dois iniciaram o noivado, quando Kennedy deu a Jack um anel de diamantes e esmeraldas da Van Cleef e Arpels.
 
O casamento aconteceu na Igreja de St. Mary, em Newport, Rhode Island. Jackie usou um vestido marfim, feito por Ann Lowe. A missa católica teve presença de 750 convidados e depois mais 450 pessoas chegaram para a recepção do casamento na Fazenda Hammersmith, da família de Jackie. 
 
 

Imagem: Toni Frissell [Public domain], via Wikimedia Commons