Hoje na história

01.Abr.1964

João Goulart destituído da presidência do Brasil

João Belchior Marques Goulart, conhecido popularmente como Jango, foi o vigésimo segundo presidente do Brasil, entre, 1961 e 1964.

Não troco um só trabalhador brasileiro por cem desses grã-finos arrumadinhos.

Por duas vezes foi vice-presidente, em 1955 com Juscelino Kubitschek, e em 1961 com Jânio Quadros. Com a renúncia deste último, em 25 de agosto de 1961, Goulart assumiu a presidência, inicialmente em um regime parlamentar. Em 1963, foi realizado um plebiscito, no qual foi decidida a volta do presidencialismo. Nessa segunda fase houve um sério mal-estar no âmbito político terminando com o golpe militar de 1 de abril de 1964, quando foi deposto pelos castrenses. Finalmente se exilou no estrangeiro, assim como a maioria de seus colaboradores. Morreu assassinado no exílio, na cidade argentina de Mercedes.

A imagem projetada na Revista VEJA sobre minha vida no exílio, me apresentando como um estancieiro rico, alheio aos problemas da pátria, não reflete a realidade.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

Imagem: Dutch National Archives, The Hague, Fotocollectie Algemeen Nederlands Persbureau (ANEFO), 1945-1989 [CC BY-SA 3.0 NL], via Wikimedia Commons