Hoje na história

06.Nov.1892

Inaugurado o Viaduto do Chá em São Paulo

O Viaduto do Chá, o primeiro do tipo construído na cidade de São Paulo, foi inaugurado no dia 6 de novembro de 1892. Ele ganhou este nome por ficar próximo a extensas plantações de chá da Índia. A obra fica no Vale do Anhangabaú, no centro da capital paulista.

Antes do viaduto, para chegar a atual Rua Líbero Badaró para o lado em que fica o Teatro Municipal, era preciso descer a encosta, seguir pela Ponte do Lorena sobre o Anhangabaú e subir a Ladeira do Paredão, hoje Rua Xavier de Toledo.

A obra era um pedido de boa parte da população na época, mas também havia gente contra o Viaduto, tanto que parte da população impediu o seguimento da obra em 1888, mas a situação foi contornada. Pessoas refinadas transitavam pela região para ir a cinemas, compras e, mais tarde, ao Teatro Municipal. Até 1897, era preciso pagar 60 réis, ou três vinténs, para passar o Viaduto, que ficou conhecido naquele período como o Viaduto dos Três Vinténs.

Com o passar do tempo, a estrutura original com metal alemão e piso de madeira não suportava mais o intenso uso com o crescimento da cidade. Em 1938, o antigo viaduto foi demolido e substituído por um completamente novo, de concreto armado. Atualmente, é um dos pontos turísticos mais conhecidos de São Paulo e também cenário para novelas, filmes e boletins jornalísticos.