Todos os horários

Hoje na história

18.Jun.1940

Hitler e Mussolini se encontram em Munique

Neste dia, em 1940, Benito Mussolini chegou a Munique com seu ministro das Relações Exteriores, Galeazzo Ciano, para discutir com Hitler planos imediatos envolvendo a Segunda Guerra Mundial. Envergonhado pela entrada tardia da Itália na guerra contra os Aliados, Il Duce se reuniu com o Führer determinado a convencer seu parceiro a explorar a vantagem que os nazistas tinham sobre a França, exigindo a rendição total do país e ocupando a porção sul ainda livre.

O ditador italiano queria claramente colher os frutos com um mínimo de risco. Mas Hitler, que também não queria se arriscar, estava determinado a apresentar condições bastante brandas para a paz com a França. Ele precisava garantir que a frota francesa ficasse neutra e também evitar a formação de um governo no exílio no norte da África ou Londres, decidido a prosseguir ainda mais a guerra. Ele também negou o pedido de Mussolini para que as tropas italianas ocupassem o Vale do Rhone, a Córsega, a Tunísia e Djibouti (adjacente à Etiópia, uma ocupação italiana).

Ciano escreveu em seu diário que Mussolini deixou a reunião frustrado e "muito envergonhado," consciente de "seu papel secundário." Nos escritos, o ministro também registrou um novo respeito por Hitler: "Hoje ele fala com uma reserva e perspicácia que, após essa vitória, é realmente surpreendente."

 


Imagem: Muzej Revolucije Narodnosti Jugoslavije [Domínio público], via Wikimedia Commons