Hoje na história

16.jan.1945

Hitler busca abrigo em seu bunker, onde fica até cometer suicídio

Em um dia como este, no ano de 1945, Adolf Hitler se refugiou em seu bunker subterrâneo, onde permaneceria por 105 dias, até o dia do seu suicídio. Hitler foi para o local depois de decidir ficar em Berlim, onde ocorria o último grande cerco da guerra. O abrigo estava a 50 metros de profundidade, sob a chancelaria, continha 18 pequenos quartos, era totalmente autossuficiente, com a sua própria água e energia elétrica. Hitler deixou raramente o local neste período. Constantemente, ao seu lado, estava sua companheira, Eva Braun.

Em 29 de abril, Hitler se casou com Eva no bunker. Leal até o fim, ela se recusou a deixar o abrigo mesmo quando os russos já estavam muito próximos. Apenas algumas horas depois que eles contraíram matrimônio, tanto Hitler como Eva cometeram suicídio. Ambos engoliram cápsulas de cianeto. Hitler, para completar, atirou em si mesmo com a sua pistola. 

A morte dele sempre esteve envolta em dúvidas. Muita gente acredita que, na verdade, ele escapou para a América do Sul. Recentemente, cientistas rebateram essa tese. Eles afirmaram que a análise de DNA de uma mandíbula encontrada no bunker comprova o suicídio


 

Imagem: Bundesarchiv, Bild 183-H1216-0500-002 / CC-BY-SA [CC BY-SA 3.0 de], via Wikimedia Commons