Hoje na história

11.Abr.1964

Golpe Militar: Castelo Branco é eleito presidente do Brasil

No dia 11 de abril de 1964, era eleito presidente do Brasil o Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco. Ele foi o primeiro presidente do regime militar instaurado pelo Golpe de 1964. Antes dele, quem estava no poder era João Goulart, deposto no dia 2 de abril do mesmo ano.

Castelo Branco foi eleito para terminar o mandato de cinco anos iniciado por Jânio Quadros em 31 de janeiro de 1961. Assim, ele deveria ficar no poder até 31 de janeiro de 1966. Porém, seu mandato foi prorrogado e foram suspensas as eleições presidenciais diretas previstas para 3 de outubro de 1965. Ele seguiu como presidente até 15 de março de 1967, quando foi substituído pelo general Costa e Silva, eleito pelo Congresso Nacional, em 3 de outubro de 1966.

Em seu mandato, Castelo Branco aboliu todos os partidos políticos do Brasil, através do Ato Institucional número 2. Depois disso, foram criados a Aliança Renovadora Nacional (ARENA) e o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), que se tornaram os dois únicos partidos políticos. Durante seu governo, ele também promoveu várias reformas políticas, econômicas e tributárias.

 


Imagem: Governo do Brasil [Domínio público], via Wikimedia Commons