Hoje na história

21.Abr.1973

Ginásio Nilson Nelson é inaugurado em Brasília

O Ginásio Nilson Nelson (antigo Ginásio de Esportes Presidente Médici) foi inaugurado em 21 de abril de 1973, em Brasília.  O local é uma arena utilizada para competições esportivas e eventos culturais compatíveis com uma capacidade de 16.000 pessoas sentadas. Seu primeiro evento foi o 1º Campeonato Internacional de Futebol de Salão.

O projeto arquitetônico do ginásio foi concebido pelos arquitetos Ícaro de Castro Mello, Eduardo de Castro Mello e Cláudio Cianciarullo inspirado em uma tabela de basquete. O projeto da estrutura da cobertura ficou a cargo do engenheiro Hans Eger, o mesmo que calculou o Anhembi.

Em seus primeiros anos, o ginásio sediou importantes atrações, como a luta de boxe pelo título mundial dos pesos pena, entre o brasileiro Éder Jofre e o cubano naturalizado espanhol José Legra, em 5 de maio de 1973, e um show do conjunto musical Jackson 5, em 22 de setembro de 1974. Artistas como Bob Dylan, Guns N’ Roses, Iron Maiden e Robert Plant também já se apresentaram lá.

Em 1º de agosto de 1987 foi rebatizado como Ginásio Nilson Nelson, em homenagem ao jornalista esportivo falecido meses antes. A partir da segunda década do século XXI, o ginásio se transformou em uma das principais arenas para os torneios nacionais de Artes Marciais Mistas (MMA).

Imagem: Luis Dantas, via Wikimedia Commons