Hoje na história

02.out.1947

É inaugurado o Masp

Mais importante museu de arte ocidental do Hemisfério Sul, o Museu de Arte de São Paulo (Masp) era inaugurado em um dia como este, no ano de 1947. Idealizado por Assis Chateaubriand, empresário e jornalista, e Pietro Maria Bardi, jornalista e crítico de arte italiano, a princípio, o museu foi instalado em quatro andares do prédio dos Diários Associados, império de Chateaubriand, na rua Sete de Abril, no centro de São Paulo.
 
O Masp passou para a sua sede atual, na Avenida Paulista, apenas no final de década de 60. A obra levou 10 anos para ser concluída e foi finalmente inaugurada em 8 de novembro de 1968, na presença do príncipe Filipe e da rainha Elizabeth II, da Inglaterra, que fez o discurso de inauguração. Chateaubriand, contudo, não chegou a ver o novo prédio em funcionamento, pois morreu vítima de trombose meses antes, no dia 4 de abril do mesmo ano.
 
O acervo do Masp é tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN desde 1969, e possui atualmente cerca de oito mil peças, dentre as quais destacam-se as pinturas ocidentais, principalmente italianas e francesas. Do século XIII aos dias de hoje, ali estão obras de Rafael, Mantegna e Botticceli – da escola italiana – e Delacroix, Renoir, Monet, Cèzanne, Picasso, Modigliani, Toulouse-Lautrec, Van Gogh, Matisse e Chagall – da chamada Escola de Paris.
 
O Masp possui também uma grande coleção de pinturas da escola portuguesa, espanhola e flamenga, além de artistas ingleses e latino-americanos, como Diego Rivera. Dentre a coleção de artistas brasileiros, destacam-se Cândido Portinari, Di Cavalcanti, Anita Malfatti e Almeida Junior.
 
 

Imagem: Morio (photo taken by Morio) [GFDL or CC-BY-SA-3.0], via Wikimedia Commons