Hoje na história

20.Oct.2011

Ditador líbio Moammar al-Gaddafi é morto

Em um dia como este, no ano de 2011, Muamar al-Gaddafi, ditador da Líbia, foi capturado e morto por forças rebeldes perto de sua cidade natal, Sirte. O excêntrico ditador, de 69 anos, chegou ao poder após um golpe, em 1969. Seu governo era acusado de violação dos direitos humanos contra o seu próprio povo e também estava ligado a ataques terroristas, como o que derrubou um jato da Pan Am sobre Lockerbie, na Escócia, em 1988.
 
Após mais de 40 anos no poder, Gaddafi viu que seu regime estava começando a ruir em 2011, quando os protestos antigoverno eclodiram na Líbia após os levantes no Egito e na Tunísia, no início daquele ano. Gaddafi prometeu esmagar a revolta e ordenou uma violenta repressão contra os manifestantes. No entanto, em agosto, as forças rebeldes, com o apoio das Nações Unidas, ganharam o controle de Trípoli e estabeleceram um governo de transição. Gaddafi se escondeu, mas, em 20 de outubro de 2011, foi capturado e morto por forças rebeldes.
 
 

Imagem: U.S. Navy photo by Mass Communication Specialist 2nd Class Jesse B. Awalt/Released [Public domain], via Wikimedia Commons