Hoje na história

14.Nov.1922

Começa a construção da Hercílio Luz, maior ponte pênsil do Brasil

Cartão-postal da cidade de Florianópolis e também a maior ponte pênsil do Brasil, a construção da famosa ponte Hercílio Luz teve início no dia 14 de novembro de 1922.

Até então, Florianópolis era apenas "um pedacinho de terra perdido no mar", como está no verso inicial do "Hino de Amor à Ilha". O transporte entre a ilha e o continente era feito por balsas que sequer possuíam cobertura em dias chuvosos. 

O governador Hercílio Luz deu início à obra da ponte, inaugurada quase quatro anos depois, em 13 de maio de 1926. Seu idealizador não viu seu sonho ser concluído, pois morreu em 1924.

O projeto da ponte foi dos engenheiros norte-americanos Robinson e Steinman, e todo o material veio dos Estados Unidos. A ponte possui 821m de extensão e suas duas torres principais medem 74,21 m de altura. O governo estadual ficou endividado por décadas com a construção da ponte. Foram gastos o equivalente a dois anos de orçamento do estado. 

A ponte permaneceu aberta até 1982, quando foi fechada por medida de segurança. Em 15 de março de 1988 foi liberada apenas para o tráfego de pedestres, bicicletas, motocicletas e veículos de tração animal, mas acabou fechada por completo em 4 de julho de 1991. Estudos indicam que sua estrutura está abalada e reformas para recuperação começaram em 2005, porém jamais acabaram por variados motivos. Mais de R$ 500 milhões já foram gastos na recuperação da ponte e o mesmo valor precisaria ser investido para conclusão das reformas.  

Florianópolis conta com outras duas pontes entre a ilha e o continente: Colombo Salles (concluída em 1975) e Pedro Ivo Campos (inaugurada em 1991).

 


Imagem: Rodrigo Soldon [CC BY 2.0], via Wikimedia Commons