Hoje na história

23.ago.1987

Basquete do Brasil bate "invencível" time dos EUA na final do Pan-Americano de Indianápolis

Uma das maiores façanhas do esporte nacional acontecia em um dia como este, no ano de 1987, nos Jogos Pan-Americanos de Indianápolis. Em um jogo histórico, em que valia a medalha de ouro da competição, o time do Brasil, comandado pela dupla Oscar e Marcel, derrotou a então "imbatível" seleção dos Estados Unidos, de virada, por 120 a 115, impondo a primeira derrota dos norte-americanos diante de sua própria torcida.
 
A equipe dos EUA era formada por jogadores universitários e tinha como principal jogador David Robinson que, dois meses antes, havia sido escolhido para defender o San Antonio Spurs, na NBA. O time norte-americano entrava em quadra com um retrospecto invejável: estava invicto na competição até aquele jogo.
 
Quem estava assistindo ao jogo, tinha impressão de que a sequência de vitórias estava longe de acabar, já que a equipe da casa foi para o intervalo com uma vantagem de 14 pontos, liderando o placar por 68 a 54. No início do segundo tempo, a diferença havia aumentado para 24 pontos.
 
Contudo, o rumo da partida mudou drasticamente a partir daí. Marcel e Oscar calibraram a mão nos arremessos de três pontos e foram responsáveis por 55 dos 66 pontos da equipe brasileira na segunda metade da partida. Os norte-americanos também contribuíram, pois passaram a cometer mais erros. Ao final da partida, Oscar tinha se consagrado como o cestinha do jogo, com 46 pontos marcados - acertou sete arremessos de três pontos das 15 vezes que tentou.
 
Assim que a partida chegou ao fim, apesar de emocionados, os jogadores brasileiros não tinham ideia do tamanho da façanha que haviam alcançado, tanto que esta vitória é celebrada e relembrada até os dias de hoje.
 
 

Imagem: Steve McGill [Domínio público], via Wikimedia Commons