Hoje na história

26.jan.1654

Assinado acordo de paz para os holandeses deixarem o Brasil

No dia 26 de janeiro de 1654, holandeses que ocupavam o nordeste brasileiro assinaram sua rendição.  Com isso, eles tiveram que deixar o nordeste brasileiro. Em 1624, os holandeses, cientes da vulnerabilidade portuguesa na região, decidiram atacar Salvador, então capital da colonia. De início, o ataque deu certo, mas pouco depois depois Portugal conseguiu expulsar os invasores.

Em 1630, os holandeses voltaram a atacar Brasil pelo litoral de Pernambuco. Desde vez, contudo, a invasão foi bem sucedida. Mais tarde, a Holanda enviou o príncipe Maurício de Nassau para governar as novas terras e formar a colônia holandesa. Após quase 15 anos de dominação, um movimento para lutar pela saída dos holandeses teve início com a Insurreição Pernambucana, em 1645. O motivo da revolta foram os altos impostos cobrados pelos holandeses.

Entre 1648 e 1649 ocorrem as batalhas dos Guararapes, vencidas pelos luso-brasileiros e que resultou no fim da dominação holandesa. O movimentou para expulsá-los contou com a união de diferentes atores da sociedade como senhores de engenho, afro-descendentes e indígenas. Com a assinatura da rendição, os holandeses estavam devolvendo, além da cidade de Recife, a ilha de Fernando de Noronha, o Ceará, o Rio Grande do Norte, a Paraíba e a ilha de Itamaracá. A assinatura do tratado de Paz de Haia, contudo, só aconteceu em 6 de agosto de 1661.

 


Imagem: Victor Meirelles [Domínio público], via Wikimedia Commons