Hoje na história

07.Oct.2003

Arnold Schwarzenegger se torna governador da Califórnia

Em 7 de outubro de 2003, o ator Arnold Schwarzenegger é eleito governador da Califórnia, o estado mais populoso dos EUA e que tem a quinta maior economia do mundo. Apesar de sua falta de experiência, Schwarzenegger saiu vencedor de uma campanha de 11 semanas para substituir Gray Davis, que havia sido o primeiro governador dos EUA a ser afastado pela população desde 1921. Schwarzenegger foi um dos 135 candidatos na corrida, que incluía políticos com carreira, outros atores e uma estrela da indústria de filmes pornô.

 

Nascido em Thal, na Áustria, em 30 de julho de 1947, Arnold Schwarzenegger começou a praticar o fisiculturismo na adolescência. Ele venceu o primeiro de quatro prêmios “Mister Universo” aos 20 anos e se mudou para os EUA em 1968.  Ele viria a ter um número recorde de sete campeonatos “Mr. Olympia”, garantindo sua reputação como uma lenda do fisiculturismo para, depois, começar a atuar em produções cinematográficas. Schwarzenegger atraiu a atenção do público com sua performance vencedora do Globo de Ouro em “O Guarda-Costas” (1976) e sua participação no documentário de 1977 “O Homem dos Músculos de Aço”. Na mesma época, ele estudava na Universidade de Wisconsin, na qual se formou em 1979.

 

A carreira de Schwarzenegger no cinema decolou após ele estrear “Conan, o Bárbaro” (1982). Em 1983, tornou-se um cidadão americano. No ano seguinte, fez seu filme mais famoso, “O Exterminador do Futuro”, dirigido por James Cameron. Embora seu talento para atuar seja adequadamente descrito como limitado, Schwarzenegger se transformou em uma das estrelas mais cobiçadas dos filmes de ação dos anos 80 e do início dos 90, o que lhe rendeu uma carreira extremamente lucrativa. A vida romântica do ator também chamou a atenção do público americano: ele se casou com a repórter e democrata por toda a vida Maria Shriver, sobrinha do falecido ex-presidente John F. Kennedy em 1986.

 

Com sua carreira cinematográfica começando a declinar, Schwarzenegger, um defensor incondicional do Partido Republicano, que há muito pensava em alimentar suas aspirações políticas, anunciou sua candidatura ao governo da Califórnia em uma participação no “The Tonight Show with Jay Leno”. Além de sua passagem conhecida como presidente da President’s Council on Physical Fitness and Sports no governo de George H. W. Bush, Schwarzenegger tinha pouca experiência política. Sua campanha, que contou com uma infinidade de frases de filmes famosos de sua carreira, foi marcada por críticas ao seu uso de esteroides anabolizantes, assim como acusações de má conduta sexual e racismo.  Ainda assim, Schwarzenegger explorou o sucesso de sua celebridade para chegar à vitória, apelando aos eleitores da Califórnia com promessas de reforma. Ele derrotou seu adversário mais próximo, o tenente-governador democrata Cruz Bastamante, por mais de 1 milhão de votos.

 


 

Imagem: Frederic Legrand - COMEO / Shutterstock.com