Hoje na história

08.May.1945

Aliados celebram o Dia da Vitória sobre os nazistas na Europa

A data de 8 de maio de 1945 ficou marcada como o Dia da Vitória na Europa, registrando oficialmente a derrota da Alemanha nazista para os Aliados na Segunda Guerra Mundial. A ocasião foi motivo de grandes celebrações, especialmente em Londres, onde mais de um milhão de pessoas festejaram o fim do conflito, embora os racionamentos de comida e vestuário continuassem por mais alguns anos.

No dia anterior, o Alto Comando Alemão, representado pelo general Alfred Jodl, assinou a rendição incondicional de todas as forças germânicas da Segunda Guerra Mundial, do Oriente e do Ocidente, em Reims, no noroeste da França. Alguns dias antes, em 30 de abril, o líder nazista Adolf Hitler havia cometido suicídio. 

Inicialmente, os Aliados haviam feito um acordo para celebrar a vitória no dia 9 de maio de 1945, mas jornalistas ocidentais divulgaram a notícia da rendição alemã mais cedo do que o previsto, antecipando as comemorações. A União Soviética manteve as celebrações para a data combinada, sendo por isso que o fim da Segunda Guerra Mundial, (conhecida como a Grande Guerra Patriótica na Rússia e outros países da antiga URSS), é celebrado no dia 9 de maio na região.

Apesar de o conflito no Ocidente ter terminado, a luta ainda duraria mais alguns meses no Oriente. A vitória aliada sobre o Japão é celebrada no Dia V-J, 15 de agosto de 1945.


 

Imagem: Winston Churchill celebra a vitória dos Aliados/IWMCollections, via Wikimedia Commons