Hoje na história

11.Aug.1943

Alemães dão início à evacuação da Sicília

No dia 11 de agosto de 1943, as forças alemãs começaram a evacuação de seis dias da Sicília, na Itália, após serem derrotados pelos Aliados, que invadiram a ilha italiana em julho.

Os alemães estavam na Sicília desde os primeiros dias da guerra. Ao todo, 405 mil homens ocupavam a ilha. Mas com a chegada do sétimo Exército norte-americano sob o comando do general George S. Patton e do oitavo Exército britânico, comandado pelo general Bernard Montgomery, as tropas de Hitler foram obrigadas a deixar o local. Era o início da invasão aliada ao continente europeu na Segunda Guerra Mundial.

A saída para os alemães foi atravessar o Estreito de Messina, onde dois quilômetros de água separavam a Sicília do continente italiano. A 29ª Panzergrenadier Divisão e a 14ª Panzer Corps foram trazidas da África para retardar o progresso dos Aliados e permitir a fuga alemã. Durante seis dias e sete noites, os alemães levaram 39.569 soldados, 47 tanques, 94 armas pesadas, 9.605 veículos e mais de 2 mil toneladas de munição para o continente italiano.

 


Imagem: photographer: Lt. Longini, U.S. Army Signal Corps [Domínio público], via Wikimedia Commons