Hoje na história

07.Abr.2001

2001: Sonda Mars Odyssey é lançada em direção ao planeta vermelho

No dia 7 de abril de 2001, era lançada a sonda espacial não tripulada 2001 Mars Odyssey, da NASA, com destino ao planeta vermelho. Ela foi levada ao espaço pelo foguete Delta II de Cabo Canaveral, na Florida. A Mars Odyssey chegou ao seu destino após seis meses de viagem, no dia 24 de outubro, e segue em operação até os dias atuais.

A partir de 19 de fevereiro de 2002, a Odyssey começou sua missão cientifíca de mapeamento e segue orbitando Marte, a uma altitude em torno de 3.800 quilômetros.

Entre seus resultados, a sonda apresentou fortes indícios da presença de água em Marte e realizou estudos relevantes sobre as estações no planeta vermelho. Estes achados fazem parte da missão primária da Mars Odyssey, encerrada em agosto de 2004. Atualmente, a sonda realiza sua tarefa secundária que é prestar auxílio às missões de superfície do planeta, como os rovers Spirit e Opportunity, trabalhando nas comunicações dos robôs entre a Terra e Marte.

Em 15 de dezembro de 2010, a Mars Odyssey quebrou o recorde de permanência de serviço de um veículo espacial em Marte, com 3.340 dias de operação. O nome da sonda é uma homenagem ao livro 2001: Uma Odisséia no Espaço, de Arthur C. Clarke.

 

Imagem: NASA/JPL/Corby Waste [Domínio Público], via Wikimedia Commons