ATRIZES

Betty Faria

Elisabeth Maria Silva de Faria, mais conhecida como Betty Faria, é uma atriz de sucesso tanto na televisão, como no cinema e teatro. Participou de pelo menos 23 filmes, entre eles “Dona Flor e Seus Dois Maridos”, e mais de 40 novelas, com destaque para suas atuações em “Tieta” (1989), onde foi protagonista, “Pecado Capital” (1975) e “Baila Comigo” (1981). Também foi dançarina e estrela dos shows musicais. Ela ainda foi considerada um símbolo da mulher bonita brasileira.

Nascida no Rio de Janeiro, no dia 8 de maio de 1941, Betty é filha única do militar Marçal Faria e da dona de casa Elza. Sua carreira, praticamente, se confunde com a história das telenovelas e do cinema brasileiro. Com menos de 25 anos realizou sua primeira novela, em 1965, atuando em “TNT”, como secretária. No mesmo ano, participou de seu primeiro filme, “O Beijo”.

 

Sucessos no cinema e teatro

Assumir a idade é um compromisso com mulheres da minha geração."
(aos 60 anos)

No cinema, obteve sucesso em filmes dos diretores Carlos Diegues (“Bye, bye Brazil”, “Um trem para as Estrelas”), Bruno Barreto (“A Estrela Sobe”, “Romance da Empregada”) e Carlos Reichenbach (“Anjos do Arrabalde”, “Bens Confiscados”). No teatro, destaque para os espetáculos “Onde Canta o Sabiá” e o show “Camaleoa”.

Depois de uma longa carreira em novelas da Rede Globo, em 2009, Betty Faria assinou um curto contrato com o SBT e atuou em “Uma Rosa com Amor”, uma refilmagem da novela de mesmo nome exibida na Globo em 1972. Em 2014, ela retornou à emissora do Rio para participar de “Avenida Brasil”.


Vida pessoal

Betty Faria foi casada com o ator Cláudio Marzo e é mãe da também atriz Alexandra Marzo. Ela teve um segundo marido, o diretor e ator Daniel Filho. Deste relacionamento nasceu o filho João de Faria Daniel. A atriz também teve sua vida contada na biografia “Betty Faria: rebelde por natureza”, de autoria de Tânia Carvalho.

 


Imagem: Sérgio (Savaman) Savarese [CC BY 2.0], via Wikimedia Commons